Na Mídia

Município de Bernardo Sayão promove palestras de sensibilização sobre sustentabilidade na gestão pública

Por Secretaria Municipal de Meio Ambiente
- Publicado em 5 de Setembro de 2025 às 11:22
Município de Bernardo Sayão promove palestras de sensibilização sobre sustentabilidade na gestão pública

Título: Município de Bernardo Sayão promove palestras de sensibilização sobre sustentabilidade na gestão pública

No dia 4 de setembro de 2025, a prefeitura municipal de Bernardo Sayão por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou ações educativas para sensibilização dos servidores públicos por meio de duas palestras educativas voltadas para sustentabilidade na gestão pública municipal.

A primeira palestra foi realizada às 08h40 com os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, seguida pela segunda, às 09h30, com os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Ambas as atividades foram conduzidas pela Engenheira Ambiental Bruna Almeida, que abordou de forma clara e acessível os princípios da sustentabilidade aplicados à administração pública.

Durante as apresentações, foram discutidos temas fundamentais como o combate ao desperdício de recursos naturais e bens públicos e a gestão adequada dos resíduos gerados. Também foi enfatizada a importância da sensibilização dos servidores quanto aos aspectos ambientais e à melhoria da qualidade no ambiente de trabalho.

Como parte prática das palestras, foram apresentadas medidas simples e eficazes que podem ser adotadas no cotidiano dos servidores, tais como:

• Desligar computadores, impressoras e monitores quando não estiverem em uso, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica;

• Ações para reduzir o consumo de papéis, papelão e plásticos;

• Adoção de medidas para redução do consumo de recursos hídricos;

• dentre outros.

As ações integram a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e reforçam o compromisso do município com uma gestão pública mais eficiente, ética e ambientalmente responsável. Ao promover conhecimento e engajamento entre os servidores, Bernardo Sayão avança na construção de uma cultura institucional voltada à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais.